Acerca de mim

A minha foto

ESCOLA DE TEOLOGIA E MINISTÉRIOS DE SANTARÉM

ANO LECTIVO 2010/2011

Preâmbulo

 Os tempos que vivemos exigem um novo vigor missionário dos cristãos chamados a formar um laicado maduro, identificado com a Igreja solidário com a complexa transformação do mundo.”

                                                           (Discurso de Bento XVI aos Bispos Portugueses)

“Analisando a situação da Igreja em Portugal, nos seus múltiplos membros e actividades, e as circunstâncias sociais e culturais do nosso povo, parecem emergir três questões cuja resposta pode indicar o caminho para as prioridades da acção pastoral. São elas: a exigência da formação cristã, para sermos melhores fiéis e darmos testemunho do evangelho.”

            (Repensar Juntos a Pastoral da Igreja em Portugal – Instrumento de trabalho)

CURSO DE TEOLOGIA

 Objectivo

O Curso de Teologia caracteriza-se por uma abordagem das áreas mais significativas da teologia ainda que de forma sintética. Diremos que a forma compacta com que se realiza e a curta duração de cada curso permitirá fazer sínteses das diversas áreas da teologia. 

Estrutura

Introdução ao Antigo Testamento / Introdução ao Novo Testamento / Os Sacramentos da Igreja na vida do cristão / A Fé no mundo actual / Jesus Cristo / Liturgia e Ministérios / Mistério de Deus / Bíblia e Liturgia / Como ser cristão hoje / O caminho da Igreja na história Igreja / Comunhão e missão / Reflexão teológica sobre a acção da Igreja

Informações e Apontamentos

domingo, 20 de outubro de 2013

Inicio do 1º Semestre 2013/2014 da Escola de Teologia

Olá amigos espero que estejam todos bem, com vontade de aprender e crescer um pouco mais na fé em Cristo e na sua Igreja. As aulas começam já dia 22 de Outubro (3º feira).
Este primeiro semestre será dedicado à Teologia Pastoral a leccionar à 3ª feira no horário do costume -  20.30h / 22.30h, no Edifício do Seminário de Santarém.
A seu tempo serão anunciados, ao longo do semestre, outros módulos e temas que irão percorrer as várias vigararias de modo a alcançar um maior numero de interessados, e deste modo cumprir a missão de evangelizar, cuidando da fé e de cada irmão como nos pede o Sr. Bispo na sua carta pastoral para este ano.

Que a Sabedoria do Senhor reine sempre no nosso coração e guie os nossos passos.

Sem comentários:

Enviar um comentário